David Almeida lança o ” Fila Zero”

Zerar as filas de espera de exames, consultas e cirurgias no Amazonas em até 90 dias será  a meta principal do Plano Emergencial da Saúde lançado pelo governador David Almeida, na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, na sede do Governo do Amazonas, na Compensa II, zona oeste de Manaus.

Com o programa, batizado de “Fila Zero”, David Almeida quer acabar com a espera de 137,4 mil pessoas que esperam para realizar consultas e exames e 6,9 pacientes na fila para as cirurgias no Estado. “Esse é um plano que estava pronto e nós vamos por em prática imediatamente. Sabemos que o tempo é curto, mas zerar a fila para estes serviços é a nossa prioridade”, afirmou Almeida.

De acordo com o governador, já a partir desta quarta-feira, exames e consultas começam a ser agilizados em todas as unidades hospitalares do Amazonas. “Já a partir de hoje, nenhuma pessoa que ligar para marcar uma consulta ficará sem atendimento”, garantiu.

Para garantir os resultados, David Almeida disse que vai “Otimizar a gestão interna da Secretaria de Estado de Saúde, priorizando o direcionamento correto de recursos financeiros para a garantia da assistência à população e aproveitando integralmente os recursos humanos, técnicos, e de infraestrutura da rede de saúde”.

Para dar a celeridade necessária, David Almeida realizou uma série de reuniões com gestores das unidades hospitalares do Amazonas, que inclusive receberão uma série de melhorias tanto na estrutura, quanto nos atendimentos. Para o plano, inicialmente, serão utilizados apenas recursos do Estado.

Segundo o secretario de Estado de Saúde, Vander Alves, as cirurgias começam a ser aceleradas já nesta quinta-feira, 18 de maio. “Nos reunimos hoje para alinhar os últimos detalhes e amanhã a oferta de cirurgia ganhará celeridade para atender as quase sete mil pessoas das filas de espera”, completou.

Durante o lançamento do Plano Emergencial da Saúde,  o governador David Almeida anunciou também, que já na próxima sexta-feira (19), deve liberar recursos da ordem de R$ 22 milhões para os pagamentos de salários atrasados de trabalhadores de empresas terceirizadas que prestam serviços para o setor de Saúde.

 De acordo com o governador, o valor será repassado para as empresas. “Não é justo que o trabalhador chegue ao final do mês sem ter seu salário, por isso estamos priorizando essa questão”, afirmou Almeida. A medida deve beneficiar médicos, enfermeiros, auxiliar e técnicos de enfermagem, entre outros trabalhadores.

Na oportunidade David Almeida também anunciou que em 45 dias, a Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA) deverá ser reabastecida graças a uma compra de produtos realizada anteriormente no valor de R$ 52 milhões.

“Vamos melhorar a distribuição desses medicamentos nas unidades de saúde, lembrando sempre da nossa população do interior, que enfrenta grandes dificuldades de acesso”, garantiu o governador.

Foto: Divulgação