Dom Sergio celebra “missa dos tefeenses” durante o novenário dos festejos do Menino Jesus de Praga, em Manaus

Na noite desta terça-feira (3/10), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, presidiu a celebração do quinto dia do novenário da Festa do Menino Jesus de Praga, na Área Missionária São Paulo Apóstolo – Setor Padre Pedro Vignola, que esse ano traz como tema “Maria e o Menino Jesus no coração do Brasil” e lema “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Durante a celebração, concelebrada pelo pároco pe. Isaías de Lima e pelo pe Amado Alves, da paróquia de São Jorge, em Belém (PA), foi realizada a tradicional homenagem aos tefeenses realizada todo mês de outubro, quando se comemora o dia de Santa Teresa D´Ávila, padroeira de Tefé, município do Amazonas no qual Dom Sergio atuou como bispo durante anos.

Claro que além da homenagem, a celebração também serviu de “ponto de encontro”, onde os tefeenses puderam reencontrar com seus conterrâneos, rever de perto seu antigo bispo e matar um pouco a saudade da Princesinha do Solimões, como Tefé é carinhosamente chamada. Segundo, o Pe. Isaías a homenagem aos tefeenses deixou a celebração do padroeiro ainda mais animada e participativa. “A festa do Menino Jesus acontece desde quando foi fundada a nossa Área Missionária que possui uma grande quantidade de moradores vindos de Tefé, um povo alegre e muito devoto do Menino Jesus e de Santa Teresa D´Ávila, por isso, durante os festejos, dedicamos um dia aos tefeenses para homenagear a padroeira deles que se comemora no dia 15 de outubro”, disse o pároco.

Dom Sergio não escondia a alegria de celebrar junto ao povo que ele tem tanto carinho e que conhece bem sua realidade por ter vivido durante anos entre eles. Em sua homilia, o arcebispo falou da relação de Santa Teresa e o Menino Jesus e da alegria de celebrar junto do povo tefeense. “Santa Teresa foi a primeira a botar uma roupa no Menino Jesus, essa capa foi ela que colocou nele e alguém passou no convento e levou essa devoção para Praga. Para mim é um prazer estar aqui hoje junto com vocês, como família de Deus celebrando a festa do Menino Jesus, lembrando a dimensão mariana da Igreja porque Maria recebeu o Espirito Santo antes dos apóstolos. Que possamos pedir ao Senhor para sermos sempre fiéis à nossa igreja, que nos dá Jesus, que nos dá Maria, que nos da Santa Teresa”, comentou Dom Sergio.

De acordo com Adriane Reis, da equipe de coordenação paroquial, o objetivo dos festejos é manter o espírito de confraternização dos comunitários e dos membros de pastorais, além de arrecadar fundos para dar continuidade aos trabalhos pastorais da comunidade. “A gente sempre leva um mês para realizar toda a programação da igreja, nos reunimos para sair tudo organizado e no seu tempo. Hoje estamos vivendo esse momento, da missa dos tefeenses, celebrando o encontro de Jesus com Santa Teresa, mas no decorrer da semana o novenário continua, finalizando no dia 8 com procissão e missa as 7h30 aqui na comunidade Menino Jesus de Praga e, nos dias 13 e 14, teremos nossa festa social as 19h, com quermesse, vendas de comidas típicas, bingo e muita diversão”, comentou Adriane.

Dom Sergio no coração dos Tefeenses

Ao fim da celebração, todos fizeram questão de demostrar o respeito e admiração que tem pelo arcebispo, com gestos de carinho e, é claro, a tradicional self, onde Dom Sergio muito solicito, atendeu a todos sorridente. “É muito bom a gente se reunir assim para louvar e agradecer ao nosso Deus, pelo dom da vida, ainda mais com Dom Sergio, nosso pastor, junto desse povo maravilhoso matando a saudade e pegando contatos nos encontrar outras vezes”, disse Marlene Dolores, da comunidade São José em Tefé, onde atuava na pastoral de batismo e liturgia, junto à Dom Sergio

Para Raimunda Gil, professora, escritora e integrante da Academia de Ciências, Letras e Artes do Amazonas, que há 27 anos mora em Manaus, a presença de Dom Sergio no encontro dos tefeenses deixou a celebração ainda mais significativa. “Todo tefeense tem muito carinho e gratidão por Dom Sergio, pois durante sua gestão como pastor, ele levou muito progresso para a nossa região, inclusive quando os espiritanos celebraram 100 anos da chegada na prelazia de Tefé, houve uma festa muito bonita e até eu escrevi um livro sobre o assunto. Foi muito bom ver ele aqui, junto com outros colegas, ex-alunos e finalizar ouvindo o hino da nossa padroeira”, disse.

Com informações da assessoria / Fotos: Divulgação