Encontro Estadual de Gestores reunirá secretários municipais da Assistência Social

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) promove, de 13 a 17 de fevereiro, das 8h às 17h, no auditório Dorinha Prado” (avenida Darcy Vargas, nº 77, bairro Chapada, zona centro-sul), o III Encontro Estadual de Gestores e Técnicos da Assistência Social, com o intuito de capacitar gestores e técnicos sobre a organização, estruturação e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O encontro terá como público os secretários municipais da assistência social e os técnicos de referência, totalizando 124 trabalhadores do Suas.

Neste primeiro evento, que abre a agenda de atividades da Seas, confirmaram presença todos os secretários da assistência social dos 62 municípios amazonenses. Como incentivo, a Secretaria custeou as passagens de 28 municípios que possuem deslocamentos com alto custo e de difíceis translado, são eles: Alvarães, Amaturá, Atalaia do Norte, Apuí, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Maraã, Pauini, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tapauá, Tonantins e Uarini.

De acordo com a secretária executiva da Seas, Jane Mara Moraes, os novos gestores municipais terão a oportunidade de apoderar-se da política e funcionamento da assistência social. “Mais de 90% dos municípios mudaram seus gestores e necessitam adquirir informações técnicas sobre a operacionalização da gestão do Suas, principalmente quanto à utilização dos recursos para a manutenção dos serviços e a prestação de contas, já que os novos gestores também possuem responsabilidade perante os financiamentos”, destaca a secretária.

Também serão realizadas palestras, rodas de conversas, dinâmicas, oficinas, vídeos e debates direcionados aos técnicos da assistência, com temas voltados aos Conceitos e Práticas do Benefício de Prestação Continuada (BPC); Cadastro Único; Programa Bolsa Família, Serviços de Acolhimento Institucional, entre outros.

Para a abertura, no dia 15 de fevereiro, quarta-feira, o encontro ainda contará com a presença da diretora executiva do Fundo Nacional de Assistência Social, Dulcelena Alves, representando o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). 

CIB e COEGEMAS – No dia 13 e 14 de fevereiro, será realizada a apresentação do Fundo de Promoção Social do Estado do Amazonas (FPS) e reuniões com os secretários municipais da assistência social, a fim de eleger os membros para o Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (COEGEMAS), bem como a reunião para posse da Comissão Intergestores Bipartide (CIB/AM), que negocia e pactua a gestão e oferta de serviços, além da aplicação de recursos do Suas.

Foto: Divulgação