Estado autoriza abate de jacaré em Mamirauá para venda de carne

Pioneiro no Brasil, Amazonas teve primeiro abate sustentável de jacaré. Feira acontece amanhã, 7, em Tefé

O Governo do Amazonas autorizou o abate de jacaré na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em Uarini (a 565 quilômetros de Manaus) para comercialização da carne no mercado consumidor. A licença foi assinada pelo presidente do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) e secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) Marcelo Dutra.

De acordo com Dutra, a licença foi solicitada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, terá a validade de cinco anos e contempla o processo de abate de jacarés das espécies açu e tinga no rio Paraná do Jarauá, na Comunidade Jarauá, em Uarini. O manejo do jacaré no local começou em 2008 com investimento de R$ 300 mil em capacitação de técnicos e moradores.

A RDS Mamirauá foi criada em 1986 pelo governador Amazonino Mendes como Estação Ecológica e, dez anos depois, transformada em reserva. O trabalho de licenciamento do entreposto envolveu o trabalho de equipes técnicas formada por biólogos e especialistas do Ipaam e da Sema no processo de análise do abatedouro, que tem a capacidade de capturar em gaiolas e abater 60 jacarés ao mês, sem descartar sangue e vísceras no rio.

O entreposto tem a previsão de gerar aproximadamente 14 empregos diretos naquela localidade rural, que será beneficiada com pagamento por serviços ambientais.

Foto: Divulgação