Fonte Boa: Falta de recursos impedirá a realização de festival folclórico, diz prefeito

sue-f-boa

Diante da resposta negativa do Governo do Estado para a liberação de verbas para as festividades do Estado do Amazonas, o prefeito de Fonte Boa, José Suedney, afirmou esta semana, que o município não tem recursos para realizar o festival folclórico.

Sué destacou a um portal local que todos as cidades estão passando por dificuldades financeiras e que, não teria sentido comprometer o dinheiro do município em um momento de crise.

“Não podemos realizar o festival folclórico sem a ajuda do governo do estado. O governador já adiantou para todos os municípios que esse ano está inviável a liberação de verba para as festas que ocorrem nas cidades do interior. Várias cidades cancelaram suas festas. Não podemos fazer como em outras gestões, onde a festa era realizada e o funcionário ficava sem pagamento. Sei que o festival é muito importante para o nosso povo mas, também tenho plena certeza que o funcionário quer receber seu salário no fim do mês.” Disse.

O prefeito destacou ainda, que foi a Brasília durante o mês de março com o Deputado Federal Átila Lins e deu entrada em um pedido de verba na Petrobras para a realização do festival, mas o pedido segundo o executivo, foi indeferido pela comissão que analisou a proposta.

“Estive com o deputado Átila Lins em Brasília e solicitei da Petrobras recursos para o festival. Infelizmente também recebi uma resposta negativa. Fiz a minha parte, pedi onde pude. Antigamente nosso festival era realizado com cinquenta mil reais, hoje, o custo chega próximo dos quinhentos mil. Não é tão simples assim realizar essa festa como algumas pessoas dizem.” Afirmou.

Diante do cenário de crise econômica, os procuradores de Contas do Amazonas ingressaram, no dia primeiro de junho, com uma petição coletiva no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que, através de uma resolução, o órgão recomendasse às prefeituras do Estado que limitassem os gastos municipais com festas no atual momento de crise econômica.

Em maio, a prefeita do município de Jutaí, Marlene Gonçalves – PROS, cancelou a “Festa da Sardinha”, que seria realizada no final de julho. A decisão foi divulgada um dia após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinar que os municípios explicassem gastos de dinheiro público com a realização de festas no atual período de crise. Assim como o município de Jutaí e Fonte Boa, vários municípios já cancelaram suas festividades programadas para 2016.

De acordo com a Secretária de Cultura de Fonte Boa, Vanusa Torres, apesar da não realização do Festival Folclórico com a apresentação dos bumbás Tira-Prosa e Corajoso, o município irá realizar nos dias 27 e 28 de agosto a “Festa Folclórica”, onde um grande evento será realizada com a participação das escolas municipais e estaduais.

Fonte: Portal Solimões