Governador José Melo faz balanço de sua administração e adianta ações para 2015

melo-na-difusora

O governador do Amazonas, José Melo (PROS), assegurou na manhã de segunda-feira (22) que vai cortar R$ 700 milhões ao ano nos gastos para conter o risco de uma possível recessão financeira já prognosticada pelo governo federal para 2015. A garantia foi dada em entrevista a uma rádio local, onde ele afirmou que o Estado seguirá mantendo metas e regras rígidas de despesas no Executivo semelhantes a do governo anterior, mas com um número menor e mais enxuto de secretarias, que serão extintas ou passarão por fusões.

Melo explicou que preferiu postergar para janeiro do próximo ano a agenda de encontro com a presidente Dilma Rousseff que servirá para alinhavar políticas de financiamento para a região. Ele se disse confiante no fato de que a chegada de novas fábricas a partir da prorrogação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) vai gerar mais empregos e afastar riscos para a saúde financeira do Amazonas, que não ficará abalada com o momento de estagnação e crise interna do país. “Temos 402 obras de melhorias no interior e na capital sendo encaminhadas. Além disso, estabelecemos entre outras coisas data-base para o salário dos servidores e promovemos concursos. Um Estado que tem esse volume de recursos no orçamento não está ‘mal das pernas’ com certeza, por isso me sinto tão otimista”, enfatizou Melo.

Para 2015, conforme disse o governador José Melo, a ideia é aumentar a capilaridade de algumas secretarias existentes, o que deverá refletir diretamente na estrutura de custos, sem impactar na qualidade e no volume dos serviços públicos oferecidos. Para a capital, o planejamento das metas inclui, segundo ele, a ação compartilhada com a Prefeitura de Manaus nos setores de educação, saúde e infraestrutura, com divisão equânime de tarefa. “Exemplo disso é o tratamento que será dado ao transporte. Nos primeiros dias de janeiro, o prefeito Arthur Neto deverá apresentar um projeto específico para o BRT, que leve em conta as nuances da mobilidade urbana. A partir daí, juntos vamos buscar aportes em um fundo mundial ou por meio de parceria público privada para a implantação do sistema”, completou.

O balanço geral ainda seguiu pela segurança pública, onde o nome de Sérgio Fontes foi confirmado para assumir a pasta. “Haverá ainda mudança na cúpula da PM e na Polícia Civil. Quero um Estado mais tranquilo e uma população confiante na redução do quadro da violência urbana. Vamos fazer a diferença nesse próximo quadriênio, centrados nos pilares da educação para a cidadania, saúde e segurança de qualidade, políticas sociais e desenvolvimento do interior, compromissos da minha campanha que irei cumprir”, adiantou Melo.

Foto: Valdo Leão