Governador recebe embaixador do Paquistão e sugere intercâmbio econômico e científico

27-07-2016-REUNI_O-GOVERNADOR-E-EMBAIXADOR-DO-PAQUIST_O---FOTO-NATHALIE-BRASIL--(1)

O governador do Amazonas, José Melo, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 27 de julho, na sede do Governo do Amazonas, na Compensa, zona Oeste de Manaus, o embaixador do Paquistão, Burhanul Islam, que visita o Amazonas na companhia da esposa Farah Islan e da filha Kinza. Além de estreitar as relações diplomáticas, a visita abre caminhos para futuros acordos comerciais e de cooperação científica entre o Amazonas e o país asiático.

Como desdobramento do encontro, o governador José Melo determinou ao secretário de Planejamento, Thomaz Nogueira, que também estava presente junto do secretário Adjunto de Políticas Internacionais, Farid Mendonça Filho,  o agendamento de uma reunião envolvendo técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) com os paquistaneses para discutirem assuntos de interesse comum.

27-07-2016-REUNI_O-GOVERNADOR-E-EMBAIXADOR-DO-PAQUIST_O---FOTO-NATHALIE-BRASIL--(3)

O governador explanou sobre a nova matriz econômica, que tem em algumas atividades sustentáveis o principal pilar, a exemplo da piscicultura, que está sendo desenvolvida para complementar o modelo industrial atual do Estado. “O Amazonas está construindo um novo modelo econômico baseado na economia sustentável e acreditamos que nos próximos anos, o mundo estará consumindo peixes produzidos no Estado”, disse o governador, ao falar do potencial regional relativo às riquezas naturais.

De acordo com o secretário da Seplan-CTI, Thomaz Nogueira, além de intercâmbio comercial, Amazonas e Paquistão podem  atuar juntos na cooperação científica voltado para projetos de sustentabilidade. Após a visita ao governador, o embaixador seguiu para visita á uma fábrica do Polo Industrial de Manaus, na zona Sul da cidade.

FOTOS: NATHALIE BRASIL / SECOM