Detran-AM vai adotar, nos exames de direção veicular, um protótipo que simula ciclista no trânsito

30-05-2015--ENCERRAMENTO-MAIO-AMARELO---NATHALIE-(3)

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai adotar uma bicicleta estática com um boneco acoplado nos exames de direção veicular para simular a presença de ciclista no trânsito. A medida passa a valer a partir de junho e tem o objetivo de reforçar o respeito da distância de 1,5 metro das bicicletas, conforme exige o Código Brasileiro de Trânsito. A meta é reduzir os índices de acidentes no trânsito que têm ciclistas como vítimas.

A nova medida foi anunciada no sábado, 30 de maio, pelo diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, durante o encerramento da campanha “Maio Amarelo”, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, e segue determinação do governador José Melo, conforme explica Leonel Feitoza.

“O governador José Melo determinou ao Detran que tenham nos exames de direção um boneco na bicicleta para que o aluno que for tirar sua habilitação já tenha a consciência de respeitar o espaço de 1,5 metro de distância do ciclista. As autoescolas e os instrutores vão se adequar a essa nova regra junto às pessoas que vão tirar sua habilitação”.

Leonel Feitoza ressaltou ainda que, em um mês de implantação do WhatsApp (98802-5246) para comunicação com o Detran-AM, foram feitas 40 mil denúncias da população sobre imprudências de motoristas no trânsito, muitas delas com fotos e vídeos. “As pessoas estão indignadas com tantas mortes no trânsito e estão ajudando a punir os infratores com o nosso WhatsApp que vem sendo uma ferramenta importante nessa luta pela vida”, disse.

Homenagens – O encerramento da campanha Maio Amarelo foi marcado por homenagens in memoriam às vítimas de acidentes trânsito. A família do ciclista Simão Antônio de Lima, de 61 anos, que perdeu a vida no dia 21 de maio após ser atropelado por um motorista de ônibus na avenida Djalma Batista, recebeu uma placa assinada pelo governador José Melo e pela primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira.

A filha do idoso, Simone Araújo, agradeceu a homenagem e destacou a importância da conscientização no trânsito. “Sou grata ao apoio que minha família tem recebido e  sabemos que esse evento não traz a vida do meu pai, mas serve como alerta para outras famílias e ciclistas que estão diariamente nas ruas. Isso não pode passar em branco. Acreditamos que as coisas possam melhorar com mais respeito e atenção pela vida no trânsito”.

Maio Amarelo – Uma corrida de 10 e 5km, caminhada e pedalada na Ponta Negra encerraram a programação da campanha Maio Amarelo na capital. A campanha é um movimento mundial que busca conscientizar a população sobre atenção no trânsito com o intuito de reduzir os casos de acidente com mortes e feridos. Com o tema “Segurança no Trânsito – Uma questão de Atitude”, o Detran-AM realizou no mês de maio diversas ações de sensibilização para alertar a população quanto ao esse problema.

O evento teve o apoio das Secretarias de Estado de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e Cultura (SEC), Fundação Vila Olímpica (FVO), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (Samu) e Batalhão de Trânsito.

Foto: Natlhie Brasil (Secom)