Governo do Amazonas oferece consultas oftalmológicas gratuitas em três unidades do PAC

OFTALMOLOGIA-2

Quem se dirige ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) geralmente busca serviços como emissão de documentos ou outros, de utilidade pública. Mas o que poucos sabem é que três dos seis postos localizados na capital oferecem o benefício das “Salas de Atendimento Oftalmológico”: os PACs São José (avenida Cosme Ferreira, 4.605, Uai Shopping, São José I, zona leste), Cidade Nova (avenida Noel Nutels, 1.350, Cidade Nova I, zona norte) e Compensa (avenida Brasil, 1.325, Compensa I, zona oeste).

 O projeto é desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria Geral do Estado e em parceria com as secretarias de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) e da Assistência Social e Cidadania (Seas). Nas clínicas, é possível fazer consultas, exames, receber os óculos, além dos encaminhamentos para os procedimentos cirúrgicos. O atendimento e os óculos são gratuitos.

De acordo com o ouvidor geral do Estado, deputado Wanderley Dallas, o projeto representa a preocupação que o governador Omar Aziz tem com a saúde do amazonense. “A iniciativa de integrar a oftalmologia aos demais atendimentos prestados pelo PAC mostra a preocupação do governador com a saúde da população. É um olhar especial para aquela pessoa que não pode custear uma consulta”, disse.

 Diariamente são atendidas entre 20 e 30 pessoas. Para ter acesso ao benefício é preciso passar pelo agendamento, dividido em categorias de acordo com o Pronto Atendimento. Dallas ressalta que as datas dos agendamentos obedecem ao cronograma repassado pela Susam. “Tudo é feito conforme a orientação da Secretaria de Saúde”, informa.

 Locais, datas e documentos para agendamento – No PAC São José, os agendamentos acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês. Para estudante até 18 anos, os documentos exigidos são: comprovante de matrícula (declaração), RG ou certidão de nascimento. Para os casos prioritários e para o público adulto, os documentos necessários são: RG e CPF.

 No posto da Cidade Nova, as inscrições podem ser feitas mensalmente na última e na primeira semana. Estudantes, prioridades e o público geral devem apresentar os mesmos documentos citados acima com o acréscimo do comprovante de residência.

 Já no PAC Compensa, os cadastros podem ser feitos sempre na primeira semana do mês. É necessário apresentar: RG, CPF e comprovante de escolaridade (estudantes); e RG, CPF e o número de telefone (público geral).