Instituto Mamirauá é convidado do seminário O Futuro da Amazônia

“Como será o futuro da Amazônia?” Sobre esse grande enigma que se fará o seminário, uma realização do grupo Folha de São Paulo. O evento é gratuito e acontece dia 27 de novembro, segunda-feira, em Manaus. Para debater o futuro da região amazônica, especialistas de diversos campos foram convidados, entre eles o diretor geral do Instituto Mamirauá, Helder Queiroz.

Helder Lima de Queiroz é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, mestre em zoologia pela Universidade Federal do Pará (1994) e doutor em Environmental and Evolutionary Biology pela University of St Andrews, Escócia (2000). Desde 1993, é pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, e desde 2010 diretor geral.

O diretor do Instituto Mamirauá fará parte da mesa-redonda que abre o seminário O Futuro da Amazônia, às 9h30: “Empreendedorismo e extrativismo sustentável”. Helder Queiroz falará sobre as experiências de manejo de recursos naturais assessoradas há quase duas décadas pelo Instituto Mamirauá na Amazônia. Caso do manejo de pirarucu na Reserva Mamirauá, que desenvolveu um método de pesca sustentável da espécie em ambientes de florestas alagadas.

A temática é central nas discussões sobre os rumos da Amazônia, em um presente de sobre exploração e ameaças ao meio ambiente, momento em que é necessário pensar e pôr em prática outros modelos de desenvolvimento. O representante do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), também mostrará o histórico e resultado de outros exemplos bem-sucedidos de manejo, como o manejo florestal.

O seminário reunirá também membros de importantes instituições de ciência, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), organizações não governamentais e governantes, em uma troca de experiência e visões sobre temas caros à manutenção e bom uso dos recursos da maior floresta tropical do mundo.

Para participar

O primeiro seminário “O Futuro da Amazônia” acontece a partir das 8h no Teatro Manauara (Av. Mário Ypiranga, 1.300 – Santo Antônio). As inscrições podem ser feitas no site Folha Eventos.

Com informações da assessoria / Foto: Aline Fidelix