Internet para todos: Prefeitura de Uarini adere ao programa e garante a inclusão de comunidades

Pref. Antônio Uchôa, em Brasília, na assinatura da adesão ao programa.

O prefeito de Uarini(Am), Antônio Uchôa(PDT), participou, na tarde de segunda-feira(12), em Brasília, da cerimônia de assinatura do termo de adesão do Programa Internet para Todos, do governo federal, que tem por finalidade levar banda larga de internet a regiões e municípios sem acesso ou com acesso precário à internet.

Com a adesão, sete comunidades do município serão beneficiadas. A solenidade contou com a presença do presidente Michel Temer.

Sobre o Programa Internet para todos

O governo federal projeta que cerca de 40 mil localidades no país serão beneficiadas pela iniciativa, que oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

O MCTIC informou que o Internet para Todos tem 2.766 cidades prontas para adesão ao programa, de um total de 2.978 municípios cadastrados. 2,4 mil prefeitos participaram da solenidade para assinar os termos de adesão.

Os municípios que entraram na primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, de acordo com o MCTIC, que prevê instalar 200 antenas por dia.

Cabe as prefeituras indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, bem como garantir a segurança da área e custear as despesas de energia elétrica.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017, vai garantir a conexão. O satélite recebeu R$ 3 bilhões em investimento e tem vida útil de 18 anos.

Conexão para escolas, hospitais e postos de saúde

O Internet para Todos também prevê levar banda larga a escolas, hospitais e postos de saúde, conforme o MCTIC. O ministério firmou parcerias com outras pastas (Educação e Saúde) para viabilizar o serviço.

No caso da parceria com o Ministério da Educação, a intenção do programa é garantir banda larga a todas as escolas públicas do país, com a previsão de beneficiar 7 mil escolas ainda em 2018.

O MCTIC ainda fechou parceria com o Ministério da Defesa para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras.

Com informações da assessoria | Foto: Divulgação