Ipaam realiza campanha educativa de fauna em Tefé, Uarini e Maraã

ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, realizou de 6 a 14 de dezembro, a Campanha Educativa de Fauna nas comunidades rurais dos municípios de Tefé, Uarini e Maraã, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente das respectivas cidades.

O evento teve como alvo as comunidades rurais e o propósito foi orientar e sensibilizar os comunitários para a redução de caça, consumo e comércio de carne de animais silvestres.

Na campanha foram realizadas palestras com temas voltados para fauna silvestre com distribuição de folhetos educativos e cartazes em todas as 20 comunidades visitadas, e ainda a exposição de banners com mensagens educativas e de reflexão sobre o consumo de carne de animais silvestres.

O material educativo dispôs de mensagens como “Caçar, manter, vender ou consumir animais silvestres sem licença não é legal, é crime”, “Caça ao boto – além de covardia é crime”, entre outras frases que geraram a reflexão do público.

Para a gerente de Educação Ambiental do Ipaam, Therezinha Melo, a relevância está em levar o conhecimento e também orientar os comunitários para reduzir esse comércio e consumo de animais silvestres. “Nossos técnicos vão preparados para instruir e alcançar esse objetivo; por exemplo, ano passado, até janeiro deste ano, levamos a ação educativa sobre a redução de acidentes aéreos para 16 municípios e agora estamos trabalhando outro tema urgente que é o consumo de carne de caça”, disse.

O secretário de Meio Ambiente de Uarini, Raimundo Vidal, contou que os comunitários gostaram bastante da Ação Educativa do Ipaam. “Este é um momento importante em que o órgão vem conversar com o povo, dar orientação, principalmente sobre legislação, fiscalização e é através desse trabalho que as pessoas vão criar consciência em relação à preservação, por isso buscamos essa parceria com o Ipaam”, afirmou.

Dentro da programação, 12 comunidades participaram da campanha no município de Uarini: Tabuleiro do Ferro, São João, Novo Viola, Novo Horizonte, Barroso, Boa Vista, Maguari, Boca do Mari-Mari, Ilha do Machado, Sítio Fortaleza, Porto Braga e Aiucá.

Em Maraã, foram as comunidades de São Francisco do Boia, Nova Jerusalém, Vila Nova Pentecostal, São José do Cuiu-Cuiu e Ponto X, mais as comunidades do município de Tefé – Caiambé, Lago do Caiambé e Bonfim, totalizando vinte comunidades rurais visitadas.

O presidente do Ipaam, Antonio Ademir Stroski, entende que o consumo de carne de caça é um hábito cultural no Amazonas, mas é preciso que as pessoas compreendam que há outras opções de proteína para um consumo legal.