Japurá deverá passar por recontagem populacional

A prefeita do município de Japurá, Gracineide Lopes (PMDB), protocolou, nesta semana, no gabinete da deputada federal Conceição Sampaio (PP), um ofício pedindo a ajuda para viabilizar junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma revisão na contagem populacional e também no repasse de recursos federais para a conta do município via Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A cidade fica a 744 quilômetros de Manaus.

Gracineide alega que é necessário um recálculo dos valores repassados ao município pelo FPM, com base em contagem populacional considerada errônea. Atualmente, segundo ela, o município possui 12 mil habitantes, mas recebe proporcional, como se tivesse apenas 4 mil habitantes. A prefeitura disse ainda que o próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) contabilizou 3.800 eleitores na cidade.

“Estou à frente da prefeitura há oito meses, mas enfrentamos diversas dificuldades. O recurso federal não condiz com o tamanho da nossa cidade. São 36 comunidades e o último censo registrou 12 mil habitantes. Então é hora de rever a situação de Japurá  e corrigir essa distorções que só prejudicam a nossa população e nós que queremos trabalhar”, declarou.

Em debate

Para Conceição Sampaio, é hora de estabelecer um novo debate e tentar reaver essa discussão em torno dos repasses federais a todos os municípios do interior do Amazonas que sem encontram nessa situação. “A partir deste oficio, nós vamos levar e pedir ao IBGE para tentarmos corrigir esses impasses”, frisou.

A parlamentar concluiu dizendo que a contagem da população de Japurá feita pelo IBGE não corresponde ao levantamento feito pelo município a partir de dados de cartórios de registro civil, merenda escolar, eleitorado, entre outros dados dos órgãos municipais e estaduais.

Com informações da assessoria