Maciel cobra investigação de desaparecimento do CB Everaldo em Coari

O deputado estadual Cabo Maciel (PR) cobrou, na manhã na quarta-feira (07), da Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), uma investigação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), sobre o desaparecimento, há quase dois meses, do policial Everaldo de Oliveira Dias.

De acordo com Cabo Maciel, o militar está desaparecido desde o dia 11 de setembro deste ano, depois que se deslocou do município de Tefé, onde servia e morava com a família, para reforçar o policiamento em Coari. “Há informações de que seu desaparecimento e morte foram arquitetados dentro da cadeia de Coari”, afirmou.

O parlamentar afirmou que como presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP) da ALEAM, ao saber do acontecido, fez o encaminhamento de solicitação de investigação ao subcomandante Moisés, coronel da Polícia Militar, para que fosse deslocada da capital uma equipe para investigar e apurar o desaparecimento do servidor público. Também manteve contato com a assessoria do secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, solicitando um delegado e uma equipe para investigações para desvendar o crime. “Depois de muito tentar, consegui que o comando deslocasse do município de Tefé, o major Norte para fazer as investigações para tentar resgatar pelo menos o corpo desse cabo. Vale ressaltar que o major Norte pegou dez policiais da Força Tática do município e se deslocou a Coari. De lá, fez um relatório que encaminhei ao comandante da PM, coronel Almir David e secretário de Justiça, porque as informações que se tem é que, por meio da fuga de um traficante, conhecido como ‘Patarrão’, é que foi arquitetada sua morte e desaparecimento”, explicou ele.

Descaso

Cabo Maciel criticou o descaso do comando da Polícia quanto ao caso. “Me orgulhei do superintendente da Polícia Civil, Sérgio Fontes, quando do assassinato dos dois policiais federais pelo narcotráfico, ocasião em que ele foi à imprensa e disse que não importava quanto pagaria, mas daria uma resposta à polícia e à população sobre o caso”, afirmou, ao dizer que se envergonhava do caso do policial de Coari, que já vai completar dois meses do desaparecimento e a população não tem resposta sobre o caso.

Segundo o deputado, uma sindicância vai apurar o caso, mas é preciso um delegado tomar conta do caso. “Não se trata apenas de um homicídio de policial fardado, mas do combate ao tráfico de droga naquela área”, lembrou.

O parlamentar também disse estar envergonhado por terem cortado o salário do policial, tendo a mulher e o filho que passar por necessidades. Maciel fez um apelo ao governador Omar Aziz (PSD) na solução do caso.

Fonte e foto: Ascom