Nova Matriz Econômica Ambiental é tema de encontro entre gestores e técnicos do sistema Sepror

O governador do Estado, professor José Melo, destacou a importância da nova Matriz Econômica Ambiental durante a abertura do encontro de gestores e técnicos do Sistema da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), na manhã desta segunda-feira, 17 de abril. Também participaram do evento o vice-governador Henrique Oliveira, a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira e prefeitos do interior.

O encontro, que acontece até esta terça-feira, 18 de abril, na nova sede do sistema Sepror, na Ulbra,­ no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, reúne gerentes e técnicos dos 115 escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) para uma imersão no novo modelo econômico implementado pelo Estado.

“Nós estamos acostumados com as atividades econômicas de uma forma. Agora, elas serão apresentadas de uma outra forma. Nós vamos continuar ajudando no plantio, na colheita, mas também vamos contribuir para um modelo maior, que vai desde a mineração até a fruticultura, passando pela psicultura”, afirmou o governador, enfatizando que os gestores e técnicos do setor primário precisam entender a lógica desse nosso modelo. “Portanto, nada mais importante do que nós conversarmos para falarmos a mesma linguagem”, completou.

A nova Matriz Econômica vem para diversificar a economia do Estado que, atualmente, é centralizada na Zona Franca de Manaus (ZFM). A nova Matriz propõe uma economia focada no desenvolvimento das potencialidades e riquezas locais com projetos voltados para a piscicultura, fruticultura, fármacos e cosméticos e mineração.

Investimentos – Durante o evento, a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Estado, destacou o investimento de R$ 5 milhões no setor primário, este ano, por meio de editais de fomento. Os projetos estão em fase de análise. A primeira-dama lembrou também que, em 2016, o FPS repassou mais de R$ 1 milhão à Sepror e ao Idam para revitalização de ramais e instalação de feiras modelos, através da ADS.

O secretário de Estado de Produção Rural, Hamilton Casara, explicou que o objetivo do encontro é capacitar os servidores do interior para a nova fase da Matriz implementada pelo Governo do Amazonas. De acordo com Casara, a vinda dos gestores e técnicos do Sistema Sepror do interior para a capital reforça o compromisso de integração entre as pastas que atuam em prol do setor primário no Estado e, ainda, do fortalecimento do setor frente a nova Matriz Econômica.

“Queremos falar muito da integração do sistema para que nós possamos, cada vez mais, atender o produtor rural e dar melhor resultado à sociedade amazonense. Acima de tudo, queremos também aprofundar as conversas sobre as parcerias que são feitas com o Sistema Sepror e o Governo do Estado para que possamos implementar as ações com maior eficiência”, afirmou.

O encontro desta segunda­-feira (17) é uma continuação do último evento ocorrido nos dias 21 e 22 de março, que envolveu os secretários, gestores e dirigentes vinculados ao Sistema Sepror da capital. As secretarias estaduais de Planejamento (Seplan­CTI) e do Meio Ambiente (Sema), que estiveram presente no primeiro encontro, reforçam as orientações que envolvem as pastas dentro da nova Matriz.

Reestruturação do Sistema -­ A Nova Matriz Econômica também proporciona uma reestruturação dos órgãos que integram o Sistema Sepror. Uma das ações do encontro foi a definição dos papéis que cada instituição terá na implementação das ações da Matriz. “Definimos as metas, os papéis de cada secretaria vinculada e as ações prioritárias. Estamos construindo o plano de ação de cada pasta para alcançar os objetivos propostos pela matriz com o princípio do desenvolvimento local”, explicou Casara.

FOTO: Joel Arthus/Secom