Novo modelo de viatura com tecnologia embarcada é apresentada

FOTO-VIATURA4

Um dos modelos das novas viaturas do Ronda no Bairro que serão usadas no policiamento ostensivo de Manaus foi apresentado nesta quarta-feira, 8 de abril, para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e representantes das Polícias Civil e Militar. A previsão é que as 700 novas viaturas sejam entregues até o final do primeiro semestre deste ano, reforçando o policiamento ostensivo em Manaus e no interior do Estado.

As primeiras viaturas, de acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, devem ser entregues ainda neste mês, segundo previsão da empresa vencedora da licitação de parte dos veículos. “Foram feitas ao todo cinco licitações para a aquisição dos veículos. As empresas vencedoras estão na fase de concluir a entrega e a instalação da tecnologia embarcada”, afirmou o secretário.

A apresentação foi feita no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC) onde serão feitos testes do uso das tecnologias. Sérgio Fontes esclarece que a maior parte dos veículos será modelo Renault Duster com tecnologia mais moderna em relação aos veículos usados anteriormente. “Teremos mais veículos atuando no policiamento e aumentando a sensação de segurança em todos os bairros de Manaus. Além disso, as novas viaturas também vão custar mais barato para o sistema”, disse.

Com os novos veículos, segundo Sérgio Fontes, as Polícias Civil e Militar irão reforçar a repressão de crimes na capital. “Com mais policiamento nas ruas, temos a expectativa da redução de crimes contra o patrimônio como roubos e furtos e também os crimes contra a vida, como os homicídios”, disse.

Homicídios

Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) no início deste mês aponta redução de 10,4% dos homicídios no mês de março deste ano, comparado ao mesmo período de 2014. No total, foram registrados 69 casos contra 77 no mês de março do ano passado. É o menor índice do ano de assassinatos registrados pela SSP-AM.

“O índice de homicídios na capital ainda é alto e por isso estamos com diversas frentes de ação contra esse tipo de crime. Acreditamos que o trabalho integrado das polícias Civil e Militar, cada um na sua área de atuação, tem sido fundamental para a redução desses índices”, informou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

Foto: Divulgação