Operação integrada combate infrações em postos de gasolina, bares e casas de shows de Manaus

18-04-2015-OPERAÇÃO-INTEGRADA-PELA-VIDA---NATHALIE--(2)

O Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus e o Juizado da Infância e Adolescência, iniciou na noite de sábado, 18 de abril, a operação “Ação Integrada pela Vida”. Coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e executada em conjunto com servidores dos demais órgãos de segurança do Estado, além de agentes de órgãos municipais e do Juizado, a operação percorreu postos de gasolina, bares e casas de show da cidade para coibir a prática de delitos e infrações, principalmente ligadas ao consumo de bebida alcoólica associado à direção.

A operação segue neste domingo, 19 de abril. Até o início da manhã de hoje, o Detran-AM realizou 153 autuações por diversas infrações, como ausência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documentação irregular do veículo e embriaguez ao volante. No total, foram aprendidas 71 motocicletas, 18 carros e 23 motoristas autuados por estarem dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.

O diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, destacou que o objetivo é combater a prática da condução de veículo após consumo de bebida alcoólica e conscientizar principalmente os jovens sobre os riscos dessa prática. “O Brasil é campeão mundial na morte de jovens por embriaguez ao volante. Nós queremos, com essa campanha, conscientizar as pessoas, principalmente esses jovens e seus familiares dos riscos de se beber e dirigir. Por isso estamos indo mais fundo no problema”, explicou o diretor-presidente.

Além da atuação dos servidores do Detran-AM, Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, a operação contou com o trabalho de agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e servidores das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), de Produção e Abastecimento (Sempab), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa – Manaus), Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Procon Municipal e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Entre os resultados da operação conjunta, um motorista, que estava em um posto de gasolina na zona centro-sul de Manaus, além de ter o carro apreendido porque o automóvel estava com as características adulteradas, estava com sinais de embriaguez e foi encaminhado à delegacia por ter se negado a realizar o teste do bafômetro.

Em outro posto de gasolina, na zona norte de Manaus, motoristas também foram flagrados ingerindo bebida alcoólica, o que não é permitido por lei. Carros com sistemas de som fora dos padrões também foram apreendidos e uma mulher foi notificada pelo Juizado de Menores por estar acompanhada de uma criança em horário e atividade incompatível, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Manaustrans aplicou 30 multas por estacionamento irregular e lojas de conveniência de postos de gasolina foram notificadas por não apresentarem documentação autorizando o funcionamento. Na zona leste de Manaus, três casas de show foram fechadas por irregularidades no funcionamento. Em uma delas, o Juizado de Menores flagrou uma adolescente trabalhando irregularmente no bar no estabelecimento.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Pedro Florêncio, ressalta que a operação integrada passará a fazer parte da rotina da cidade, com o objetivo de oferecer à população mais segurança. “Essa operação visa trazer um choque de ordem para a sociedade, com o objetivo de diminuir o número de incidências criminais. Quando a gente atua na prevenção, a gente diminui a repressão”.

FOTO: NATHALIE BRASIL / SECOM