Outubro Rosa é lançado com programação na capital e interior

_DSC9963

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), realizou, na tarde quinta-feira, 1º de outubro, a abertura da 12ª edição do Movimento Mundial Outubro Rosa, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro, zona sul de Manaus. O governador José Melo e a primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, participaram do evento. Também estavam presentes o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, e o presidente da FCecon, Edson Andrade. Na ocasião, o Palacete Provincial, construído no século 19 e tombado como patrimônio histórico na década de 90, foi iluminado com a cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama e que, no Amazonas, também alerta para a prevenção ao câncer de colo uterino.

“Esta campanha é importante para que o Governo e a sociedade, juntos, possam levar a conscientização de que a prevenção é necessária e orientar as mulheres dos exames que podem evitar mortes”, disse José Melo, ao destacar ações do Governo do Estado que têm contribuído para prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. No controle do câncer de colo de útero, o governador ressaltou a adoção da vacinação contra o HPV, vírus causador desse tipo de câncer. A vacina foi oferecida pelo Governo do Estado gratuitamente, de forma pioneira, em 2013.

No trabalho de diagnóstico precoce do câncer de mama, José Melo destacou o programa de instalação de mamógrafos no interior do Estado e o programa de Telessaúde. “Isso tem permitido que mais mulheres no interior tenham acesso ao exame de mamografia e ao diagnóstico precoce. Com o auxílio da telemedicina, especialistas recebem esse exame e fazem esse diagnóstico”, afirmou o governador.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Marília Muniz, destacou a parceria com o Governo do Amazonas e também que a campanha é fundamental para ampliar o trabalho de conscientização e diminuir a incidência do câncer de mama e de colo de útero. “Nós estamos vencendo essa luta com ajuda do Governo do Estado, com a instalação de mamógrafos no interior e o diagnóstico precoce”, disse.

O tema nacional escolhido para este ano é “Para todas as Marias”. De acordo com o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson Andrade, a campanha é realizada no Amazonas em parceria com as Organizações não Governamentais (ONGs) Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) e recebe o apoio direto da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que participa da mobilização no interior do Estado para garantir a adesão cada vez maior dos municípios. “A intenção é levarmos ao maior número de pessoas possível as informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses dois tipos de câncer considerados os de maior incidência entre as mulheres amazonenses”, explicou.

Segundo a coordenadora estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, a programação do Outubro Rosa inclui palestras em escolas municipais e estaduais na capital e no interior, em empresas do Polo Industrial de Manaus e em centros comerciais. No shopping Via Norte, localizado na zona norte da capital, será montado nos dias 22 e 23 de outubro, um estande para distribuição de material educativo sobre prevenção e fatores externos de risco do câncer.

Outra ação inclui a participação da empresa Eucatur, que tem apoiado nos últimos anos a campanha e que circulará por ruas de Manaus com um ônibus rosa, em data a ser definida, entregando aos usuários do transporte coletivo folderes com informações sobre a campanha. Atividades esportivas entre outras ações estão programadas para ocorrerem no mês de outubro.

Locais que serão iluminados de rosa – Dezenove locais, entre instituições e entidades públicas e privadas, deverão receber a iluminação rosa e, em alguns deles, haverá programação de conscientização a ser divulgada no decorrer de outubro. Alguns dos locais que receberão iluminação especial são: Museu Paço da Liberdade, Praça da Saúde, Paço da Liberdade, LACC, FCecon, Fundação Alfredo da Matta, Ponte Rio Negro, Parque Rio Negro, Centro de Eventos Vasco Vasques, Arena da Amazônia, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Igreja da Matriz, Teatro Amazonas e Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além da praça Heliodoro Balbi e do Palacete Provincial.

No interior, 19 municípios já confirmaram adesão à campanha: Borba, Barreirinha, Manicoré, Tabatinga, Manacapuru, Autazes, São Sebastião do Uatumã, Novo Airão, Careiro Castanho, Coari, Anamã, Beruri, Uarini, Autazes, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Eirunepé, Atalaia do Norte e Benjamin Constant.

Sobre o movimento – A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), entidade que coordena o movimento no País, adotou como tema da campanha, este ano, a frase “Para todas as Marias: Outubro Rosa 2015”, com a intenção de mobilizar o maior número de mulheres.

O Outubro Rosa foi criado em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), e se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público, no intuito de chamar a atenção para a alta ocorrência do câncer de mama, o mais incidente no mundo. No Brasil, ele acontece simultaneamente, em várias cidades durante todo o mês de outubro.

FOTO: VALDO LEÃO/SECOM