Pela conservação da Amazônia, instituições lançam campanha de financiamento coletivo

mamiraua-aplicativo

De um lado, o Instituto Mamirauá, uma instituição de pesquisa que trabalha em prol da conservação e do manejo sustentável na Amazônia, integrado com as comunidades locais.  Do outro lado, aLevel-Up 4 Good, uma empresa que desenvolve aplicativos de jogos criados em parceria com instituições que atuam na conservação ambiental.

O encontro entre ambos teve como cenário a Pousada Uacari. De uma visita à iniciativa, que tem a gestão compartilhada entre comunitários e o Instituto Mamirauá, nasceu o jogo “Conserve a Amazônia”. Alicia Choo, responsável pela Level-Up 4 Good, visitou a Pousada em 2006 e se impressionou com o trabalho que o Instituto Mamirauá realiza. “Eu sabia que queria colaborar com o Instituto Mamirauá e com outras causas nas quais acredito, usando meus conhecimentos de tecnologia da informação. Estabeleci parcerias e por meio da internet pude transpor barreiras de tempo e espaço, trabalhando no desenvolvimento do jogo em conjunto com o Instituto Mamirauá”, conta Alicia.

O aplicativo foi desenvolvido para a plataforma iOS e já está disponível para download, gratuitamente.  Do tipo match 3, o jogo permite ao usuário conhecer mais sobre a Amazônia e  colaborar para conservá-la. E mesmo voltado para o público infantil, o jogo também agrada adultos. A compra de upgrades e um canal direto de doação revertem recursos para o Instituto Mamirauá.  Uma estratégia atual e inovadora de financiamento, de educação ambiental e divulgação científica. Jonathan Macedo, analista de inovação e pesquisa do Instituto Mamirauá, acrescenta que “essa é uma iniciativa pioneira no mundo, e está levando o trabalho do Instituto Mamirauá a lugares distantes, como China e Estados Unidos, países que mais baixam o jogo “. Com os resultados positivos alcançados, como tornar o jogo ainda mais acessível?

Para resolver essa questão, a Level-Up 4 Good, em parceria com o Instituto Mamirauá, criou a campanha Jogando por um mundo melhor. A ideia é coletar fundos por meio do crowdfunding para financiar o desenvolvimento do aplicativo “Conserve a Amazônia” na plataforma Android. Presente em cerca de 90% dos smartphones do Brasil, esta plataforma permitirá o acesso da comunidade de usuários ao jogo educativo, divulgando ainda mais o trabalho do Instituto Mamirauá.

A cada contribuição o doador receberá um presente especial como forma de agradecimento. Além disso, toda divulgação é bem-vinda. O site da campanha traz todas as informações para aos interessados em apoiar a iniciativa.

Criar este tipo de campanha é mais uma maneira de evidenciar a importância da participação coletiva em ações de conservação ambiental, maximizando ações individuais em prol de projetos que vem desenvolvendo estratégias eficientes de conservação. “A internet aproximou pessoas com interesses em comum. Temos uma oportunidade de alcançar audiência global através dessas plataformas decrowdfunding, trabalhando em conjunto”, aponta Alicia.

Texto: Vanessa Eyng/Foto: Eunice Venturi