Última Hora
Home / Amazonas / Peritos criminais da capital e do interior participam de curso de papiloscopia

Peritos criminais da capital e do interior participam de curso de papiloscopia

O Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública, Iesp, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, está realizando em parceria com o Instituto de Identificação a segunda edição do curso de Noções de Papiloscopia.

O objetivo do curso é identificar impressões papilares, bem como localização e registro, tanto em locais de crime como em objetos relacionados a delitos. O curso aborda conhecimento á legislação aplicada à identificação civil brasileira, seguindo normas e procedimentos adequados no caso de provas ou esclarecimentos de fatos sob investigação policial, também aborda técnicas de necro papiloscopia.

A didática do curso utiliza métodos interdisciplinares diversificados com aulas teóricas e práticas, desenvolvidas presencialmente. O curso tem como alvo principal peritos criminais do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas, servidores do Instituto de Identificação e servidores (identificadores) das prefeituras do interior do Estado.

Segundo Ivanildo Mota, diretor do Instituto de Identificação, é de fundamental importância que os servidores que lidam nesse tipo de atendimento tenham noções da técnica de Papiloscopia. “Se caso a gente precise dessas informações coletadas por eles, tem como ter prosseguimento no trabalho papiloscópico, então é fundamental que os servidores conheçam a parte técnica, pelos menos as noções básicas, além de conhecimentos em legislação (que são os documentos necessários pra tirar as documentações (RG) e necro papiloscopia.

 Ainda de acordo com Ivanildo Mota, era necessário e imprescindível também qualificar os servidores das prefeituras do interior do Estado, pois com a mudança nas gestões fez-se necessário o curso para os servidores dessas prefeituras, para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível.

Capital e interior – A diretora do Campus de Ensino 2 do Iesp, Geórgia Cavalcante, enfatiza que o curso tem como diferencial a capacitação não só agentes que trabalham na Secretaria de Segurança, mas também aqueles servidores que prestam serviços de identificadores nos municípios do Estado do Amazonas que pela distancia territorial muito extensa, às vezes ficam isolados.  “É um momento em que trazemos todos para a capital, fazemos a capacitação deles para que eles possam prestar o serviço de coleta de digitais para a emissão dos documentos de identidade nos interiores com a mesma qualidade técnica que é feita em Manaus.

De acordo com a diretora do Campus 2 do Iesp, devido a grande procura por parte dos servidores do interior, o Iesp realizará na próxima semana uma terceira edição do curso. “Na verdade estava previsto somente duas edições, mas devido a grande procura, se abriu uma terceira edição, nós conseguimos abarcar quase todos os municípios do Amazonas, como por exemplo, Tefé, Amaturá, Parintins, Boca do Acre, fazendo o levantamento geral, com as três edições alcançamos quase 100% dos municípios amazonenses.

Com as três edições do curso, serão 170 servidores capacitados.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/IESP

Comments

comments

About Redação

Portal de notícias da cidade de Tefé e região. Credibilidade e imparcialidade em Reportagens, Notícias, Especiais, Entrevistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!