Prefeitos eleitos de Tefé, Alvarães e Uarini participam de seminário em Brasília

sem-novos-gestores
O Estado do Amazonas participa com mais de 50 prefeitos no evento.

Normando Bessa(PMN), Edy Ruben Barbosa(PROS) e Antônio da Ceam(PMN), prefeitos eleitos de Tefé, Alvarães e Uarini, respectivamente, estão em Brasília onde participam até amanhã do seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios, CNM.

Como alternativa para enfrentar a crise, a CNM orienta os prefeitos a ter foco principalmente na comunicação, logística e incentivo à produção rural. Por outro lado, cortar gastos e evitar algumas despesas como novas obras, construção de creches e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Edy Rubem Barbosa, prefeito eleito de Alvarães.
Edy Rubem Barbosa, prefeito eleito de Alvarães.

O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), João Campelo, que é prefeito de Itamarati, destaca a importância do encontro principalmente para os novos prefeitos “que já vão chegar na prefeitura tendo que contornar uma crise econômico-financeira sem precedentes”. Para Campelo, é preciso encontrar alternativas para que os municípios sofram menos com os muitos problemas que deverão ser enfrentados pelos prefeitos nos próximos anos.

“Os novos prefeitos do Amazonas vão encontrar uma situação muito difícil. Para se ter uma noção dos problemas, pelo menos 20% das prefeituras do nosso estado não terão recursos para pagar o 13ֻº salário dos servidores. As receitas do ICMS estadual de 2016 (que uma parte é repassada aos municípios) estão no mesmo patamar de 2008 sem corrigir a inflação; o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) teve uma queda de 6% e, consequentemente, os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) também diminui. Resultado: as prefeituras não têm dinheiro para honrar os compromissos e fazer investimentos”, analisa o presidente da AAM.

Foto: Divulgação