Professoras da UEA lançam livro sobre experiências do Pibid em Tefé

46926-1

As Professoras Luciane Sousa e Silvia Sampaio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dos municípios de Tabatinga e Tefé, lançaram, na sexta-feira (19), na Livraria Saraiva do Shopping Manauara, o livro ¿O Ensino de Ciências e Biologia no Amazonas: experiências do Pibid no município de Tefé¿. A obra é fruto de um trabalho coletivo de alunos e professores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O objetivo do livro é disseminar possibilidades metodológicas inovadoras aos professores de Ciências e Biologia para que sejam úteis no ensino de conteúdos muitas vezes considerados de difícil compreensão pelos alunos. Com a obra, as autoras querem mostrar que existem instrumentos metodológicos simples, mas eficazes que contribuem com o processo de ensino aprendizagem nas escolas. A obra é resultado de diferentes trabalhos práticos de acadêmicos e bolsistas do Pibid, subárea de Biologia, da UEA, Centro de Estudos Superiores de Tefé, junto com escolas da rede pública estadual de Tefé. O resumo do livro ressalta que as autoras esperam os resultados alcançados possam servir de modelo para muitos professores, iniciantes ou não, que buscam orientações e exemplos práticos de como ensinar esta área do conhecimento.

Perfil das autoras

Luciane Lopes de Sousa é doutora em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação do Museu Paraense Emílio Goeldi. Sua principal linha de pesquisa é a ecologia e conservação dos ecossistemas amazônicos. É professora da UEA desde agosto de 2004, onde coordenou o curso de Ciências Biológicas, cursos de pós-graduação e foi diretora de 2009 a 2013. Atualmente é professora no campus de Tabatinga e orienta alunos em projetos de pesquisa e extensão.

Silva Regina Sampaio Freitas é professora adjunta no Departamento de Ciências Biológicas da UEA, campus de Tefé. Tem pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Atua nas áreas de Genética Molecular Humana, Epidemiologia Molecular e Ensino de Ciências. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEA, no campus de Eirunepé, e do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em metodologia no Ensino de Biologia, campus de Tefé.