Programa de crédito do Banco da Amazônia celebra 1 década de atuação na região norte

Nesta sexta-feira (12) o Banco da Amazônia realiza uma cerimônia de comemoração dos 10 anos de atuação do programa de Microcrédito Produtivo Orientado, uma espécie de “empréstimo coletivo”. O evento será realizado no edifício da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio).

O programa Amazônia Florescer, como é conhecido, já investiu mais de R$ 500 milhões em toda Região Norte. Desses, mais de R$ 33 milhões foram aplicados somente no Amazonas com um número superior a 18 mil atendimentos. Até o momento, ao todo, mais de 260 mil microempreendedores populares já foram atendidos pelo programa em 10 anos. Entre as principais atividades financiadas pelo programa destacam-se o comércio, em seguida, serviço e produção.

De acordo com o gerente de Pessoa Física do Banco da Amazônia, Misael Moreno, o Amazônia Florescer promove a inclusão social, dos que não têm possibilidade de serem atendidos pelo sistema tradicional de crédito.

“Para integrar o programa, a pessoa deve formar um grupo solidário de no mínimo três empreendedores. Esse grupo recebe o financiamento que deve ser dividido entre seus membros, com acompanhamento por um agente de microfinanças “in loco” do desenvolvimento individual e o do negócio de cada um que recebe o crédito”, explica o gerente.

COMO PARTICIPAR DO AMAZÔNIA FLORESCER

O acesso é por meio de Grupos solidários, formados a partir da reunião voluntária e espontânea de 03 a 10 empreendedores, os quais se conhecem, confiam e cooperam entre si, unidos com o objetivo de obter crédito e crescer juntos. Nesse processo, todos os membros do grupo se responsabilizam conjuntamente pela quitação do empréstimo.

Interessados em obter mais informações sobre crédito coletivo devem se dirigir a uma das agências do Banco da Amazônia, em Manaus. Já para quem tem interesse em solicitar financiamento devem procurar o escritório da Unidade de Microfinanças localizado na rua Monsenhor Coutinho, nº 688 C-1, Bairro: Centro, CEP 69010-110.

Com informações da assessoria