Rendimento de alunos da rede estadual tem melhorado com participação da família na escola, diz José Melo

DSC_6765O vice-governador José Melo destacou, durante Mostra de Gestão Escolar na tarde desta quarta-feira (15), que o estímulo à participação da família na escola tem contribuído para melhorar o rendimento do aluno e para assegurar a assiduidade nas unidades da rede estadual de ensino. Ele participou da abertura do evento, no Centro de Convenções do Plaza Shopping, zona centro-sul de Manaus, que reuniu gestores das 224 escolas públicas estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“A aproximação da família com a escola conquistada com êxito pela Seduc assegura um rumo promissor para a educação deste Estado. A simples ação do pai estar por dentro do que acontece na escola do filho mudou consideravelmente os resultados dessa criança na escola no final do ano”, avaliou o vice-governador.

Entre os resultados dessa política, José Melo destacou a melhora dos índices educacionais do Amazonas, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Dados de 2011 desse indicador apontam que 92% das escolas do Governo do Amazonas superaram a meta estabelecida para o Ensino Médio, cuja nota mínima era de 3.1 na prova do Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb). As escolas do Amazonas obtiveram média de 3.9.

No nível de 1º ao 5º ano, 78% das escolas da rede pública estadual do Amazonas ultrapassaram a meta estabelecida, que era obter nota mínima de 4.1 na Prova Brasil, aplicada a estudantes do 1º ao 5º ano. A média estadual ficou em 4.8.

Para o secretário da Seduc, Rossieli Soares, o resultado do esforço do Governo do Estado em ampliar a qualidade do ensino é considerado bom, mas a meta é melhorar ainda mais os índices gradativamente, o que deve ser percebido também no Ideb de 2012. “Estamos a cada ano melhor, mas também sabemos e temos potencial para elevar ainda mais a qualidade da educação e, consequentemente, os indicadores”, disse o secretário.