Sistema de câmeras agiliza atendimento de ocorrências em Parintins

Foto-Roberto-Carlos-Secom

O sistema de monitoramento de câmeras instalado em Parintins, por meio da parceria entre o Governo do Amazonas, o Batalhão de Comunicação do Exército e o Sipam, tem permitido, desde a última terça-feira (23), a atuação imediata dos órgãos de segurança em ocorrências nos 22 pontos que estão sendo acompanhados 24 horas no Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), instalado dentro do Bumbódromo.

Retirada de menores em situação de risco, atendimento a turistas estrangeiros, atuação em casos de brigas e vias de fato, foram algumas das intervenções geradas por meio do monitoramento.

Desde início oficial do 50º Festival Folclórico de Parintins, nenhuma ocorrência considerada grave foi registrada nas áreas de interesse, onde está concentrada a maior parte do público visitante, segundo informou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, neste domingo (28), durante reunião dos órgãos públicos e instituições envolvidos na realização do festival. “Como todo evento de grande aglomeração de pessoas, a polícia tem registrado crimes considerados de natureza leve, como pequenos furtos. É sempre importante alertar para os cuidados que as pessoas devem ter em locais de grande fluxo de pessoas”, disse.

Sérgio Fontes destacou que as câmeras fazem parte das inovações da Operação Integrada de Parintins 2015. “O sistema de monitoramento tem contribuído não apenas para os órgãos de segurança, mas para as mais de 30 instituições que fazem parte do colegiado que a SSP-AM conseguiu reunir no CICC. Destacamos a participação efetiva dos órgãos da Prefeitura de Parintins que estão atuando em soluções rápidas paras as demandas verificadas”, disse.

De acordo com o secretário, o grande legado que o Sistema de Segurança Pública do Amazonas deixa para a cidade é garantir um evento seguro para todos, dando tranquilidade aos visitantes, às pessoas que trabalham no festival e, principalmente, moradores. “As forças de Segurança Pública do Estado têm cumprido seu papel nesse festival, que é de manter a ordem e permitir que o evento ocorra com total tranquilidade para os visitantes e moradores. Esse é um evento de grande importância para a economia da cidade”, disse. Sérgio Fontes destacou, ainda, a redução da criminalidade em toda a cidade, por conta do aparato de segurança montado para o evento.

Operação – Ao todo, a Operação Integrada de Parintins 2015 envolve cerca de 1,3 mil servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Corpo de Bombeiros e SSP-AM.

Dentre os locais de interesse que recebem monitoramento de câmeras estão: Aeroporto, Bumbódromo, Chapão, Comunas, Balneário Canto Galo, Curral do Garantido, Curral do Caprichoso, Porto e Catedral. “Neste ano, o sistema de segurança tem utilizado uma estratégia diferenciada de mapear as ocorrências, nos locais de interesse da operação”, disse com o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, Dan Câmara.

Ele destacou que o planejamento integrado que foi estabelecido para a operação tem surgido efeito. “Efetivamente o Sistema Integrado de Comando e Controle tem cumprido o seu papel. Os órgãos têm se feito presentes no CICC, tanto estadual em Manaus, no regional em Parintins, e local no Bumbódromo

Foto: Roberto Carlos