Tabatinga comemora 250 anos de fundação

fotoaereatbt

Em 15 de julho de 1766, há 250 anos, nascia a cidade de Tabatinga. Fundada por Fernando da Costa Ataíde Teives, a região recebeu inicialmente o nome de São Francisco Xavier de Tabatinga e era um posto estratégico do Exército Brasileiro, criado com o objetivo de resguardar a fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru.

Tabatinga é uma palavra de origem indígena que no Tupi significa “barro branco” de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios, e que no Tupi Guarani quer dizer “casa pequena”.

Até 1898, Tabatinga fez parte do município São Paulo de Olivença. E de 1898 até 1981 foi um subdistrito de Benjamim Constant. A emancipação veio há 35 anos, em 10 de dezembro de 1981, mas como município autônomo somente em primeiro de janeiro de 1983. O primeiro prefeito de Tabatinga foi Oscar Gomes da Silva.

Hoje, com uma história pouco conhecida pelos próprios moradores, Tabatinga é uma das cidades que mais crescem na região do Alto Solimões. A professora Rosileia Luzeiro Müller conta que tanto ela como seu filho nasceram na Colômbia, uma vez que a cidade não possuía hospital na época. Ela destaca a evolução do município nos últimos anos. “Eu vi um avanço muito grande na área tanto urbana, como na educação e na saúde. Em Tabatinga,  eu vejo uma evolução muito maior do que alguns municípios mais antigos”.

A estudante do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, Divina Ferreira, diz que atualmente a cidade oferece oportunidades que antigamente não tinha, como por exemplo, a possibilidade de fazer um curso superior sem precisar viajar a outra cidade. “Hoje Tabatinga me oferece a chance de poder fazer uma universidade e mais oportunidades de trabalho.”

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 a população de Tabatinga era de 61.028 habitantes, sendo o município mais populoso da região do Alto Solimões.

Fonte: ebc.radios  Foto: Divulgação