Uarini participa do dia mundial de combate à malária

malaria-uarini-1

O combate á malária tem se tornado um dos focos da Prefeitura Municipal de Uarini que nos últimos meses tem registrado o aumento de pessoas infectadas. 
Para alertar e conscientizar a população, a agência municipal da Vigilância Sanitária (FVS) em parceria com a prefeitura e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (24) um evento no Dia Mundial de Combate à Malária sobre a importância dos cuidados precoces para evitar e os riscos da doença. O Dia Internacional de Luta contra a Malária é um dia para reconhecer o esforço global para o controle efetivo da malária, e se realiza no dia 25 de Abril.

malaria-uarini-2
As atividades tiveram inicio na Praça de Eventos onde centenas de estudantes das escolas municipais empunhando cartazes e faixas com mensagens de alerta ouviram palestras e informações sobre a doença. 
O evento contou ainda com a participação dos agentes e técnicos da FVS, técnicos e profissionais da área da saúde, o Secretário Municipal de Saúde Davi Braga, o diretor do Hospital Regional, o médico Alexander Liz, o vereador Augusto e o vice-prefeito Areonildes Alfaia, prefeito em exercício na ocasião, outros secretários. “Quero parabenizar toda equipe envolvida nessas ações, trabalhando para aumentar a conscientização sobre a malária, como uma doença que pode ser evitada e tratada”, destacou o vice-prefeito.
Durante o evento, além das palestras , foram distribuídos panfletos informativos e apresentação do mosquito da malária mostrando como a doença é transmitida.
Após as palestras, todos participaram de uma caminhada pelas principais ruas da cidade levando informações e alertando a população para combater o mosquito da malária e reduzir o numero em Uarini.

malaria-uarini-3
De acordo coma OMS (Organização Mundial de Saúde) a malária é causada por um parasita denominado Plasmodium, que é transmitido através das picadas de mosquitos do gênero Anopheles infectados. No corpo humano, os parasitas multiplicam-se no fígado, e em seguida, infectam as células vermelhas do sangue (hemácias).

Os sintomas da malária incluem febre, dor de cabeça e vômitos, e geralmente aparecem entre 10 e 15 dias após a picada do mosquito. Se não for tratada, a malária pode rapidamente tornar-se um risco de vida por alterar o fornecimento de sangue aos órgãos vitais. Em muitas partes do mundo, os parasitas desenvolveram resistência a um número de medicamentos contra a malária.

Fotos: Afonso Meneses