Uarini: Secretária de educação será ouvida na Câmara, após denúncias de pais, alunos e professores

A Câmara Municipal de Uarini informou que convocará a Prof. Ana Maria Bitencourt, secretária municipal de educação, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias feitas aos vereadores, envolvendo merenda e transporte escolar, e o processo seletivo da Semed/Uarini.

Os vereadores informaram que pais, alunos e até professores procuraram o legislativo para pedir providências a respeito de irregularidades que estão ocorrendo nas escolas municipais.

Merenda e Transporte escolar

Pais e alunos denunciaram que o município não estava fornecendo a merenda escolar, dificultando o ensino/aprendizado das crianças e com um agravante: por conta da reposição do calendário escolar, cuja as aulas começaram com atraso, o horário das aulas/dia aumentou em meia hora. Também informaram que recentemente, as escolas estão oferecendo Açaí puro, como merenda escolar.

O transporte escolar também é alvo das reclamações: Segundo eles o município não está oferecendo o transporte escolar para os alunos das comunidades rurais, obrigando-os a comprar com seus próprios recursos o combustível, para que possam ir até a escola, geralmente localizada nas comunidades pólo. Professores que trabalham nessas comunidades também denunciaram a falta de transporte.

O processo seletivo da Semed/Uarini, conforme denunciaram candidatos que participaram do certame, foi repleto de equívocos, como por exemplo a publicidade e a falta de provas específicas para cada função. segundo o edital, publicado no Diário Oficial, apenas a prova de títulos e a prova escrita foram realizadas.

Ao comentar as denúncias recebidas, o presidente da Câmara de Uarini, Vereador Edvilson Lopes(Soló), afirmou que os vereadores não ficarão de braços cruzados diante das denúncias recebidas: ” Iremos convocar a secretária de educação, para que possa prestar contas das ações da secretaria. A população de Uarini precisa saber que de janeiro à maio, o município recebeu R$ 4.656.000 de Fundeb e R$ 3.497.000 de FPM, portanto não é por falta de recursos que os problemas não estão sendo resolvidos”.Pontuou.

Secretária admite atraso e confirma o recebimento dos recursos

Procurada pela reportagem do Portal TeféNews, a titular da Semed/Uarini, Prof. Ana Maria, confirmou o atraso no fornecimento da merenda escolar, mas declarou que há poucos dias as escolas municipais estão servindo aos alunos, açaí com farinha tapioca ou amarela, até que seja concluída a licitação da merenda escolar.

Sobre o transporte, a secretária também confirmou a falta de transporte, mas declarou que a prefeitura já está distribuindo combustível aos presidentes das comunidades e que está em processo de contratação de catraieiros para realizar o transporte escolar, exigindo inclusive o salva vidas nas embarcações. Declarou ainda que esse atraso se deu em função da falta de prestação de contas do ex-gestor do município, o que levou ao bloqueio das contas.

Quanto ao PSS da Semed/Uarini, Ana Maria confirmou que o certame exigiu apenas prova de títulos e escrita(redação) para o preenchimento das vagas. Segundo ela, os critérios foram de acordo com a legislação, e que a publicidade foi feita.

Foto: Arquivo / Portal TeféNews