Uarini: Semed realiza formação para professores do Atendimento Educacional Especializado

Professores que estão trabalhando com alunos do AEE( Atendimento Educacional Especializado), em Uarini/Am participaram nesta quinta-feira(25) de uma formação promovida pela secretaria municipal de educação do município.

Segundo Ana Maria Bittencourt, secretária municipal de educação, o objetivo do curso foi a capacitação dos profissionais, com o repasse de novos conhecimentos para os professores que atuam na área.

A capacitação aconteceu no auditório da Semed/Uarini, e contou com o apoio do prefeito Antônio Uchôa e vice Adoanes Pinedo(Dodó).

Sobre o AEE

Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente para atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial, no contraturno escolar. Pode ser realizado em salas de recursos especiais na escola regular ou em instituições especializadas.

Qual é o Objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

Complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

Qual é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

I – Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

II – Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

III – Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento
humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora,
artes e criatividade.

Fonte: Resolução CNE/CBE n.04/2009