Vice-governador destaca experiência do novo comandante geral da Polícia Militar para importantes investimentos na área da segurança do Estado

pmam1

Em solenidade militar de transmissão do cargo de Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas, na qual o coronel Marcus James Frota Lobato recebeu o cargo do coronel Gilberto de Andrade Gouvêa, o vice-governador Henrique Oliveira enfatizou que a larga experiência do novo comandante da PM deve contribuir com eficazes resultados para os investimentos na área da segurança pública do Estado. A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira, 8 de outubro, no pátio do Quartel do Comando Geral, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

“Hoje foi coroado no posto maior da Polícia Militar um homem de valorosos serviços na corporação e saindo também um que deu uma grande contribuição nesses oito meses que ficou no comando da Polícia Militar. A experiência do coronel Marcus Frota está alinhada com o posto que ele passa assumir. É um homem que conhece o interior do Estado, servindo inclusive como comandante do policiamento do interior e hoje está na capital, sendo um conhecedor da polícia como ninguém”, comentou Henrique Oliveira.

O vice-governador frisou ainda o trabalho do governador José Melo, que tem realizado investimentos para garantir mais qualidade na segurança para as famílias amazonenses. “O nosso trabalho é cada vez mais melhorar a questão da segurança para a nossa população. E a intenção do governador José Melo é trazer bons resultados com ações primordiais, como o combate ao tráfico de drogas. E a Polícia vai está mais presente nas ruas com o apoio desse aparelhamento. Esse é o nosso desafio de buscar a excelência de uma polícia amiga e presente e que protege e serve a população”.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Manaus, Artur Neto, do secretário estadual de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Graça Figueiredo, da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Socorro Guedes, e autoridades militares e parlamentares do legislativo estadual e municipal.

Continuidade – O novo comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Marcus James Lobato Frota, comentou que vai continuar o trabalho de seu antecessor, reforçando ainda mais as ações de combate ao narcotráfico e à criminalidade no Estado. “A missão nos obriga a dizer que estamos preparado para dar continuidade ao trabalho que, até aqui, foi feito pelo coronel Gouvêa. Vamos reforçar o policiamento comunitário, trabalhar para reduzir o problema da droga na fronteira com o apoio da Base Anzol e, com certeza, diminuir os índices alarmantes da violência em nossa região”.

Currículo – O coronel Marcus James Lobato Frota integra o quadro de oficiais da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) há 30 anos e possui formação em Direito e Educação Física. Dentre as funções que já exerceu na corporação foi comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), atual 3º Batalhão de Policiamento Ostensivo e Preservação do Meio Ambiente (BPOPMA), sediado em Tefé. Frota também assumiu os comandos de Policiamento de Área Oeste e Regional Leste em Manaus. Atualmente, James Frota era responsável pelo Policiamento do Interior (CPI), cargo que também assumiu até o ano de 2001.

Nos cargos que assumiu na administração pública, constam o de secretário executivo da Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH) do Governo do Estado, e ouvidor agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ele também já foi condecorado com as medalhas “Tiradentes”, “Cândido Mariano” e “Mérito Policial”.

 Legado – O ex-comandante da PMAM, Coronel Gilberto de Andrade Gouvêa, teve sua foto integrada à Galeria dos ex-comandantes da Polícia Militar do Amazonas e enfatizou o compromisso de seu trabalho junto à população, destacando o futuro da Polícia Militar do Amazonas. “O nosso trabalho foi sempre voltado para o futuro da Polícia Militar. Realizamos nesses oito meses um trabalho intenso e estamos saindo convictos do nosso dever cumprido e, claro, tenho certeza que contribuímos para a Polícia Militar. Desejo ao novo comando que dê continuidade a tudo isso para melhorar o nosso trabalho e fazer a Polícia Militar crescer pra servir cada vez melhor o povo amazonense”.

FOTO – ROBERTO CARLOS / SECOM