IDAM/Tefé investe em mecanização agrícola para aumentar a produção de farinha de mandioca

curso-de-mecanização

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em Tefé, realizou entre os dias 26, 27 e 28 de novembro de 2014 um curso de Mecanização Agrícola.

Participaram do evento técnicos agrícolas do IDAM de Tefé e Alvarães, e ainda técnicos da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento – SEMPA e Agricultores Familiares.

O evento ocorreu na Fazenda Repartimento de propriedade do Sr. Milton Rodrigues e na Fazenda Deus Mi Deu de propriedade do Sr. Raimundo Sobrinho.

De acordo com o gerente da Unidade local do IDAM em Tefé, Engenheiro Agrônomo Sidney Souza de Araújo, o objetivo principal do curso é capacitar os participantes a operar o trator e os implementos agrícolas (carroça, arado, grade e roçadeira e outros), baseando-se no incentivo e no critério de motivação para que os mesmos utilizem as novas tecnologias no plantio de mandioca com uso de solo mecanizado visando assim melhorar o aumento da produção de raízes e consequentemente de farinha, desta forma aumentando a economia no município e melhorando a qualidade de vida com a geração de emprego e renda.

A utilização de mecanização agrícola no plantio de mandioca e de outras culturas tem as vantagens e as melhorias no aproveitamento de áreas degradadas, evitando novos desmatamentos, fixação do agricultor em um único local de trabalho, diminuição do esforço físico dos agricultores, aumento da produção em pequenas áreas de plantio, garantia da melhoria de vida e consequentemente, preservação a floresta para gerações futuras. Afirmou Araújo.

Foto: Divulgação